quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Virus MADONNA - A segunda versão



E-mail promete vídeo de Madonna e leva a vírus

Pesquisadores da Secure Computing alertam para e-mails em massa que, prometendo um vídeo "escandaloso" protagonizado pela estrela pop Madonna, trazem um link que, em vez do vídeo anunciado, indica um programa malicioso executável chamado "madonna.avi.exe". Depois que o malware é rodado, ele substitui o papel de parede por uma imagem que mostra, no estilo do Windows Vista, um diálogo alertando o usuário para uma infecção.

De acordo com informações da empresa, o e-mail chega com assuntos como "Vídeo Madonna XXX". Além de popups, que oferecem ao usuário um "scanner de vírus" vilão - que pode ser baixado com apenas um clique e alerta para a presença fictícia de vários malwares, obrigando o usuário a pagá-lo para remover as ameaças -, a infecção pelo trojan também faz aparecerem regularmente falsas telas azuis.

O trojan baixa um executável no diretório do Windows system32 sem que o usuário perceba, que é registrado como protetor de tela. De acordo com a empresa, a programação de registros do Windows é modificada e o display de Propriedades Screensaver desaparece fazendo com que o usuário não possa fazer modificações relacionadas ao protetor de tela.

A orientação para quem receber a mensagem é apagá-la imediatamente, sem clicar em qualquer link oferecido.

Nenhum comentário: