quinta-feira, 27 de setembro de 2007




Policial e hackers envolvidos em fraude bancária são presos


A PF (Polícia Federal) prendeu nesta quinta-feira (13/9) mais quatro pessoas envolvidas em fraudes bancárias praticadas por meio da Internet.

As prisões fazem parte da operação Carranca de Tróia e foram determinadas pela Justiça Federal, que aceitou pedido do MPF (Ministério Público Federal) em Petrolina (PE).

Foram detidos três hackers e um policial civil. José Edvaldo Soares de Souza, acusado de receber propina. No dia 4, quando a operação foi deflagrada, já haviam sido executados 28 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Petrolina, Fortaleza (CE) e Cedro (PE).

O policial é acusado de favorecer a atuação de quadrilha, especializada em furtar contas correntes bancárias pela Internet.

O total furtado pelo grupo criminoso, de acordo com depoimento de um dos envolvidos, pode chegar a R$ 1 milhão. Uma das instituições bancárias atingidas foi a CEF (Caixa Econômica Federal).

As investigações, iniciadas em abril, revelaram que o grupo criminoso tinha “estrutura amplamente organizada, contando com o envolvimento de diversas pessoas, em núcleos regionalizados”.

Um das estratégias do grupo era a criação de páginas de internet falsas de instituições bancárias. Os internautas eram induzidos a acessar as páginas clones por meio de mensagens de correio eletrônico ou de sites de relacionamento.

A outra forma de atuação consistia no envio de programas de computador espiões, que conseguem capturar os dados bancários sigilosos, como números da conta e agência, além das senhas de acesso.

Colaboração. Lilian Chagas ( Campo Grande/MS)

Nenhum comentário: