terça-feira, 29 de maio de 2007

FBI perde 11 laptops por mês, aponta auditoria


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um relatório a respeito de uma auditoria conduzida junto ao FBI nos últimos seis anos, iniciada após a descoberta de que armas e notebooks com informações confidenciais estavam desaparecendo de seus escritórios. De acordo com o site DailyTech, dados de auditorias anteriores apontaram que, em um período de 28 meses, 317 laptops foram perdidos ou roubados, e que nenhuma notificação disto foi feita ao Departamento de Justiça ou inserida no banco de dados do National Crime Information Center (NCIC), o Centro Nacional de Informações sobre Crimes.

Desde 2001, data de início da segunda auditoria, 160 laptops foram dados como perdidos em um período de 44 meses, com uma queda no número de roubos e um aumento no número de perdas. Não se sabe quais deles possuíam dados confidenciais, já que apenas oito destes foram reportados corretamente.

A divisão de segurança do FBI, no entanto, revelou que alguns dos notebooks possuíam softwares para criação de distintivos; informações e programas para processamento de imagens de vigilância digital; planos de segurança para sistemas de controle de acesso; nomes, endereços e telefones de funcionários da força policial e outros dados confidenciais não classificados.

Os sumiços de máquinas não aconteceram em locais específicos do FBI, mas deram-se em diversas divisões, como a divisão antiterrorismo, a divisão do cibercrime e outras áreas de defesa da polícia federal americana. No relatório da auditoria, o Departamento de Justiça conclui que o FBI precisa ser mais diligente em garantir resposta apropriada e agressiva a qualquer perda de notebook.

Em uma declaração recente, o diretor assistente do FBI, John Miller, disse que as perdas de laptops e armas estão sendo reduzidas, mas reconheceu que "mais precisa ser feito para garantir um tratamento correto na perda ou roubo de armas e laptops, e da informação contida nos computadores portáteis", conforme noticiou o site PC World.

A perda de notebooks não é exclusividade do FBI entre as agências federais americanas. O Departamento de Assuntos dos Veteranos, que é responsável por administrar programas de benefícios aos veteranos de guerra e suas famílias, anunciou na segunda-feira que um laptop perdido continha cerca de 1,8 milhão de registros de veteranos e médicos, quantidade de informação 36 vezes superior aos 50 mil registros que se acreditava estarem na máquina.

O relatório final a respeito das perdas do FBI pode ser acessado, em PDF, através do atalho tinyurl.com/2bku27.

fonte: Magnet

Nenhum comentário: